sexta-feira, novembro 30, 2007

RECEBI MAIS UM e-CARD DWB!

"Saving just one dog won't change the world, but it will change the world for that one dog."
"In a perfect world, every dog would have a home and every home would have a dog."


"Salvar apenas um cão não muda o mundo mas muda o mundo para esse cão."

"Num mundo perfeito todo o cão teria uma casa e toda a casa teria um cão. "

Obrigada a Balboa,Karin,The Kanin, que enviaram também estas duas frases inspiradoras!

(...eu ainda não comecei a escrever o e-card....)



terça-feira, novembro 27, 2007

Mão na mão, mão na pata!

lançou este cartaz aquando de uma iniciativa em Outubro deste ano.
Muito bonito, não acham?

JÁ CHEGOU O PRIMEIRO E-card DE NATAL DWB!

Obrigada Ricky!Foste o primeiro a desejar-me as Boas Festas Caninas!Eu agora estou longe da minha casa e da minha família humana.Até ao final do ano vou estar numa escola a aprender boas maneiras.Já conheci o treinador e dei-lhe uma rosnadela.Vão ser tempos difíceis para mim e para os meus donos. Será que posso ir a casa no Natal?!Será que não?Será que não vou ter nem um presente, um biscoito, um brinquedo novo?Será que se vão esquecer de mim aqui?Aqui tenho uma casota grande e espaçosa, e muitos companheiros caninos...mas já sinto a falta do meu tapete...e do meu pequeno dono!!E tenho a minha cabeça cheia de perguntas...auuff!!

quinta-feira, novembro 22, 2007

QUE SAUDADES DO VERÃO!

Não pára de chover aqui para as minhas bandas.É aborrecido, não se pode ir para o parque correr e brincar. Bom, de vez em quando há umas boas abertas, sol e nuvens gigantes, brancas como pipocas ou cinzentas como cotão.Eu cá não gosto mesmo de chuva.Quando saio e chove e encosto-me todo aos meus donos para ver se ainda consigo abrigar-me no guarda-chuva deles...mas não tenho medo dos trovões!!

terça-feira, novembro 20, 2007

Smarties ou Pintarolas?!!


Ena, este amigo deve ter comido tantas pintarolas que teve uma indigestão ou uma reação alérgica...ou...ou será que apanhou uma doença de pele muito rara?Aproveito esta publicidade que o vento trouxe até ao meu focinho para vos contar o mistério das duas peladas circulares no meu pescoço de que vos falei há uns tempos atrás.Pois aconteceu um dia em que a minha dona crescida não estava e então uma outra pessoa crescida foi passear-me. À hora marcada lá fomos e até nos estávamos a dar lindamente.Só que um dos meus vizinhos caninos do lado, um dalmata parecidinho com este, mas a preto e branco,se atravessou à minha frente.Ele anda muitas vezes à solta, eu nunca ando à solta-bem que eu gostava mas a minha dona não confia nos meus instintos aventureiros! Não vos sei dizer bem o que aconteceu, foi tudo tão rápido!Eu e ele envolvemo-nos numa briga e a pessoa crescida que me segurava não conseguiu mais segurar-me a trela!!!E então andámos os dois ao rebolão até que ela e mais pessoas crescidas nos vieram separar.Foi feio e os meus donos ficaram muito preocupados. Os donos do meu vizinho canino sarapintado também!Eu ganhei dois furos no pescoço e tive de ir ao veterinário.O meu dono pequenino disse-me que eu não posso ser assim brigão,que tenho de dar o exemplo! Ah, o outro amigo também deve ter ido ao veterinário.Desde então nunca mais nos metemos um com o outro!Mas toda a gente ficou a saber: eu tenho muita força e só pessoas com músculo é que me conseguem segurar!!

domingo, novembro 11, 2007

INTERVALO PUBLICITÁRIO (ENQUANTO VOU LAVAR OS DENTES!)


AINDA DE PIJAMA?!

Lá porque é Domingo vais andar todo o dia de pijama?Olha que eu quero ir brincar no parque!E tu não podes ir assim vestido. O que será de mim se os meus amigos me virem acompanhado por ti nesses trajes nocturnos, hem?!!Anda, vai mudar de roupa!Porque esperas?!!Eu já estou pronto para ir!

A MINHA DIETA


Ah, vens aí...será que me trazes castanhas assadas? Ou será que não posso comer?!!Às tantas fazem-me gases e depois é de fugir,auffff,auffff!!

A QUE CHEIRA O AR?


Hoje é dia de S. Martinho, cheira a castanhas assadas no ar!

INTERVALO PUBLICITÁRIO:TODOS QUEREM SER CÃO!




sábado, novembro 10, 2007

EM CASA DE FAMILIARES DO MEU PEQUENO DONO 3

Depois do almoço e da brincadeira, nada como uma boa sesta. Eu já ressono, o meu pequeno dono ainda está de olhinhos abertos, enroscado na manta, no sofá...mas o João Pestana não tardou a chegar.Bons sonhos!

EM CASA DE FAMILIARES DO MEU PEQUENO DONO 2

Eu porto-me bem...eu não envergonho os meus donos!

EM CASA DE FAMILIARES DO MEU PEQUENO DONO

Quando o meu pequeno dono viaja leva com ele os seus brinquedos.Eu, quando viajo, levo comigo o meu tapete...o tal...que vocês já conhecem...e também uma camisola velha do meu dono crescido.Fazem-me sentir logo à vontade em qualquer lugar.Olhem nós dois: "tásse bem!"

quinta-feira, novembro 08, 2007

INTERVALO PUBLICITÁRIO (ENQUANTO VOU COMER UM PETISCO!)


BREVE HISTÓRIA DA RAÇA SHAR PEI

Um filhote de Shar Pei!

Na Internet abundam sites dedicados aos cãezinhos enrugados e de ar tristonho, como eu próprio,que muitos conhecem dos anúncios a cosméticos anti-rugas ou da publicidade das lavandarias a seco. São muito diferentes enquanto cachorros e adultos, mantendo as pregas de pele apenas no pescoço e cabeça depois de crescidos. Trata-se de uma raça antiga com suposta origem na vila de Tai Li na província chinesa de Kwangtung. No Sul da China viveram desde a Dinastia Han (200 a.c) de acordo com estátuas encontradas que se assemelhavam aos canídeos. Também um manuscrito datado do séc. XII recentemente traduzido se refere ao cão enrugado, característica do Shar Pei. Shar Pei significa pele de areia ou “casaco de areia”. Além desta pele característica o Shar Pei também ostenta uma típica língua preto-azulada identica à do Chow-Chow, o que pode significar que tenham tido uma origem comum, facto de difícil prova. A marca que exibe na fronte, mercê das rugas, é também característica e é comum nos felinos, não nos cães. Parece que é parecida com o símbolo chinês da longevidade. A sua história é atribulada. Típico cão de trabalho, guardava rebanhos e ajudava na caça ao javali. Também era utilizado em combates de cães sendo a pele solta uma característica que lhes granjeava vantagem sobre o adversário pois era difícil de ser abocanhada. Em consequência da Revolução Chinesa a raça quase se extinguiu pois possuir um cão era considerado um luxo fortemente taxado, sendo também proibido criar a raça. Em Hong Kong e Taiwan, todavia, a criação continuou. Diz-se que muitos serviram de alimento para o povo chinês faminto. Em virtude de privações alimentares a que estava sujeita a raça adaptou-se e o seu tamanho diminuiu. Nos anos 60 esteve à beira da extinção e em 1974 chegou a figurar no Guiness Book of Records como o cão mais raro do Mundo. Importado para os EUA aí se iniciou na década de 70 um importante processo de recuperação da raça. Matgo Law, um entusiasta da criação de cães em Hong Kong fez publicar uma carta na revista norte-americana Dogs apelando ao salvamento do Shar Pei. Se alguém souber mais sobre a minha raça, escreva-me a contar pois eu gosto muito de aprender!


Diversão ou Divercão?!!!

Olha para ele todo risonho!Pois, é uma pândega!Ele faz-me cócegas, eu rebolo que rebolo,enfim, a ver se me escapo!E ele ri-se!E o meu querido solinho fica para depois...

De novo na brincadeira?!!

O meu pequeno dono não é como eu.Não fica muito tempo esticado ao sol.
Não demorou a vir fazer-me muitas festas!É tão bom!
Mas desconfio que vai voltar a fazer-me cócegas não tarda, uiiiii...

Banho de sol a dois!

Ah, que maravilha, uma pausa para recuperar forças.Olha só o miúdo:
será que ele me está a imitar assim de barriga para baixo?!!

Ah, que bom que é gozar o sol no tapete!

O meu pequeno dono ficou muito sossegado e sério de repente...
O que será que ele está a pensar?!!!

Que solinho bom...e ele não me deixa aproveitar!


Ah, bom, por aí sempre é melhor que na minha barriga, ufffff... já está melhor...!

Será que ele também se quer deitar no meu tapete?!!

Vá lá, pára com isso!Ó miúdo, mas tu não vês que fico cheio de cócegas?!! Pára!Pára! Ai que me rebolo a rir!

Na brincadeira com o meu pequeno dono...

Oh, não! Mas que fiz eu para merecer isto?!!Será que me vai dar um beijo no focinho?!!Não, não é isso...Acho que vem aí mais uma brincalhona sessão de cócegas!

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS

Um, dois,três cachorrinhos e uma cadela...e uma criança! As crianças sempre gostaram de cães e os pintores cedo se aperceberam disso!A empatia entre ambos é mágica e isso não escapou ao olhar dos artistas como Charles Burton Barber que pintou bonito este quadro.

quarta-feira, novembro 07, 2007

HEY (BULLDOG) -THE BEATLES

Nada como cinema de animação para animar a malta!

Do filme Yellow Submarine...

INTERVALO PUBLICITÁRIO (ENQUANTO VOU FAZER O MEU CHICHI...)


TRABALHOS MANUAIS

O meu dono fez esta colagem com a ajuda da tia.É um cão!Mas...de que raça, perguntei-lhe eu?De raça cão, diz ele...é uma mistura de shar pei com cão da imaginação.

A VIZINHANÇA

Pela manhã gosto de observar a vizinhança. Os vizinhos que têm cães levam-nos a passear e depois disso saiem para o trabalho.Se têm crianças levam-nas com eles e deixam-nas nas creches e nas escolas antes de irem trabalhar.Algumas vão contentes, mas outras não querem ir e até choram!É uma roda viva!Mas depois fica tudo tranquilo e eu aproveito para meter conversa com os meus vizinhos (caninos) do lado...

ESPREGUIÇAR FAZ BEM!

Eis um exercício matinal que eu aconselho a todos!Espreguicem-se até à ponta dos vossos dedos antes de pular da cama e vão ver que se vão sentir muito melhor! Um conselho do vosso fiel amigo!(E, não, não é a minha toalha de banho...)

INTERVALO PUBLICITÁRIO:TODOS QUEREM SER CÃO!


terça-feira, novembro 06, 2007

RECORDAÇÕES 2

Aqui foi a minha vez de inspecionar.Mas que diabo de coisas são estas que os humanos usam nos pés?!!Cheiram tão mal!!Serão feitas de quê?!!!Mmmmmm....

RECORDAÇÕES!


Olha eu, tão pequeno e enrugado!Era um cachorro com pouco mais de dois meses quando conheci o meu dono pequeno.Esta fotografia foi tirada no primeiro dia que passámos juntos. Mas o que está ele a fazer?!!!!Até parece que me está a beliscar...Se calhar não acreditava que eu era verdadeiro e não de brincar como os outros cães de pelúcia que tinha lá em casa!

OS CÃES NA LITERATURA

POEMA DO CÃO AO ENTARDECER

Um cão no areal corria presto.
Presto corria o cão no areal deserto.

Era ao entardecer, e o cão corria presto
no areal deserto.

Corria em linha recta, presto,
presto,pela orla do mar.
pela orla do mar, em linha recta,
presto, o cão.

Era ao entardecer.
No areal as águas derramadas
nas angústias do mar
lambuzavam de espuma as patas automáticas
do cão que presto, presto, corria em linha recta
pela orla do mar.

Sem princípio nem fim, em linha recta,
pela orla hora espessa, peganhenta e húmida,
em que um resto de luz no espasmo da agonia
geme nas coisas e empasta-as como goma.
No espaço diluído, esfumado e cinzento,
corria presto o cão no areal deserto.
Corria em linha recta, presto,
presto,definindo uma forma movediça
que perfurava a névoa e prosseguia
pela orla do mar, em linha recta,
focinho levantado, olhos estáticos,
fixando o breve ponto onde se encontram
além de todo o longe
as rectas que se dizem paralelas.

Alternavam-se as patas na cadência,na cadência
ritmada do movimento presto,
deixando no areal as marcas do contacto.
Presto, presto.

Como se um desejo o chamasse, corria presto o cão
no areal deserto.
O ritmo sempre igual, a língua pendurada,
os olhos como brocas, furadores de distâncias.

Em seu último espasmo a luz enrodilhou
o cão, o mar, o céu, o próximo e o distante.
Era um suposto cão correndo presto, presto,
num suposto areal, realmente deserto,
por uma linha recta mais suposta
que o areal e o mar.
mas presto, presto, sempre presto, presto,
correndo o cão no areal deserto.

António Gedeão,Poemas póstumos,1984

INTERVALO PUBLICITÁRIO (ENQUANTO VOU FAZER O MEU CHICHI...)


OS CÃES NA LITERATURA

CÃO ATÓMICO

1.Este cão tem folhas nas orelhas,
Com quatro talos:
Mas o que este cão devia ter era calos,
E só tem olhos e ossos
E morrinha num dente!
Mas, meu Deus, este cão
Quase o diria meu irmão:
Parece gente!

2.Este cão é redondo. Está deitado,
Rosna com gengivas de uivo.
Dizem-me que foi lobo,
Mas perdeu a alcateia
Como os homens perderam a Razão,
Que hoje serve de osso ao cão
Escapou ao cogumelo nuclear.E por essa razão se foi deitar.


Poema de Vitorino Nemésio

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS

Frederick Morgan pintou este quadro.O menino está no banho e quer dar banho ao cachorro!Estes humanos!Lá porque gostam de tomar banho pensam que os cães também curtem a água e a espuma e os cheirinhos! A minha dona até tem shampô especial para cão, mas, sinceramente, eu não sou nenhuma peruca para ensaboar!Assim, quando ela diz, Davis, está na hora do banho, eu fujo logo a sete pés, não,a quatro patas! E ela tem de vir atrás de mim...e o meu pequeno dono ri-se porque, tal como o menino do quadro, ele também gosta da banhoca!!

TEREI SIDO MORDIDO POR UM VAMPIRO?!!!

Reparem bem no meu pescoço!!Estão a ver aquelas duas peladas de forma circular? O que é que isso vos parece? Será que numa noite de nevoeiro, enquanto os meus donos dormiam, um vampiro se acercou do meu pescoço indefeso, ferrando os dentes, sugando-me o meu precioso sangue?!Gluupp!!!Mas se até se diz que os Shar Pei até foram durante muito tempo preferidos para as lutas de cães porque as pregas de pele os protegiam mais das dentadas dos outros animais...!!Mas espera aí...um vampiro não é um animal, é uma criatura do outro mundo!!Um dia conto-vos a história das minhas duas peladas...tenham medo, tenham muito medo!

COMO SE DIZ CÃO EM VÁRIAS LÍNGUAS? AJUDEM-ME A COMPLETAR A LISTA!


Português - Cão
Inglês - Dog
Francês - Chien
Alemão - Hund
Espanhol - Perro
Italiano - Cane
Russo - Собака
Árabe - الكلب
Chinês - 狗

OS CÃES NA LITERATURA

CÃO

Cão passageiro, cão estrito,
cão rasteiro cor de luva amarela,
apara-lápis, fraldiqueiro,
cão liquefeito, cão estafado,
cão de gravata pendente,
cão de orelhas engomadas,
de remexido rabo ausente,
cão ululante, cão coruscante,
cão magro, tétrico, maldito,
a desfazer-se num ganido,
a refazer-se num latido,
cão disparado: cão aqui,
cão além, e sempre cão.
Cão marrado, preso a um fio de cheiro,
cão a esburgar o osso
essencial do dia a dia,
cão estouvado de alegria,
cão formal da poesia,
cão-soneto de ão-ão bem martelado,
cão moído de pancada
e condoído do dono,
cão: esfera do sono,
cão de pura invenção, cão pré-fabricado,
cão-espelho, cão-cinzeiro, cão-botija,
cão de olhos que afligem,
cão-problema...Sai depressa, ó cão, deste poema!

Alexandre O'Neill,Poesias Completas. 1951-1986Lisboa, INCM, 1990 (3ª ed.)

domingo, novembro 04, 2007

INTERVALO PUBLICITÁRIO (ENQUANTO VOU FAZER O MEU CHICHI...)


MELHOR BLOG SOBRE ANIMAIS? PORQUE NÃO?


Se gostam do meu blog, votem nele!!
Importante: só até 30 de Novembro!
Um ÃO!ÃO! agradecido!

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS

Observar este desenho faz-me pensar em muitas coisas: que nome teria este cão?De que raça seria ele? Onde vivia? Será que o seu dono quis que Picasso o desenhasse ao seu lado por serem amigos inseparáveis? Devia ser importante na sua vida, não acham?

GULOSO QUE EU SOU!


Os meus donos dão-me biscoitos de vez em quando. Têm formas engraçadas!E são mesmo de ladrar por mais!Estão guardados num frasco de vidro transparente.Têm muito cuidado com a minha dieta para eu não ficar doente.Mas por minha vontade eu comia biscoitos a toda a hora! Não, isto não são biscoitos.Mas alguma vez eu confundiria os dedos da minha dona com biscoitos?!!!

COMO OS SHAR PEI GANHARAM RUGAS - UMA HISTÓRIA DA INÊS!


A Inês tem um blog lindo onde escreve Histórias para dormir. Ela escreveu uma história para mim!Obrigada Inês por este presente maravilhoso, foste muito simpática. Leiam a história e visitem o blog dela!Quem sabe não escreve também uma história para vocês!
****

Era uma vez, numa terra distante, num tempo perdido na barafunda da história, um jovem sharpei que vivia perto do palácio do imperador. Nessa altura os sharpei não tinham rugas eram cães bem esticados e pouco especiais...!Esse jovem sharpei foi surpreendido por um assistente do imperador, enquanto dormia nas ameias do palácio imperial. O assistente do imperador tinha de oferecer à pequena imperatriz uma prenda memorável... eterna! Ao ver o sharpei teve uma ideia brilhante: - Vou transformar este cão num cão imortal! Durante meses tentou e tentou, procurou e procurou até que encontrou uma velha senhora que vendia a poção da imortalidade, já desfeito decidiu tentar.Os resultados estão à vista... o cão imortalizou-se numa raça que guarda os segredos nas suas rugas e passa de geração em geração os seus pregados mistérios...!

sábado, novembro 03, 2007

HUMOR DE CÃO


Rir é o melhor remédio, que o diga o Muttley!
(Foi Quino quem desenhou, não eu, que apesar de ser um animal talentoso não sou nenhum artista!)

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS


Mais uma pintura da Frida com um cãozinho ao colo!

À JANELA 2


Ora ali estão eles a estacionar a viatura.
A minha cauda abana, abana. Já tinha saudades!

À JANELA

Às vezes fico sózinho em casa, tem de ser. Mas não me aborreço pois os meus donos deixam todas as divisões abertas e eu ando à vontade. Eu sou o dono da casa enquanto eles estão fora! Posso estar lá longe na sala de estar...mas assim que o carro dá a curva na estrada eu sei que são eles e venho logo à varanda saudá-los!

sexta-feira, novembro 02, 2007

JUNTOS NA BRINCADEIRA


O meu pequeno dono e eu quando brincamos divertimo-nos a valer. Aqui eu ia dar-lhe uma lambidela na carita, mas ele escapou-se, o malandreco!É tão rápido que consegue escapar à minha língua molhada.Ele gosta muito de fazer festas na minha cabeça, diz que é macia como um peluche! O resto do meu pelo não é assim tão macio, aliás, Shar Pei quer dizer "casaco de areia".Porque é que acham que será?!

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS


Este cão com ar de mau foi desenhado por Roy Liechteinstein.Eu quando fico zangado ainda consigo fazer uma carantonha mais feia e má do que ele!Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

A CURTIR O TAPETE 3


Mmmmm...Cheiram bem esses biscoitos.Mudei de ideias.Dá-me um desses biscoitos, só um?!Mas não saio do tapete!

A CURTIR O TAPETE 2

Mas que é que tu queres, hem?Agora eu não saio daqui...Escusas de me mostrar esses biscoitos de cão!Eu sei que são uma tentação, mas agora estou a curtir o tapete. Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

A CURTIR O TAPETE!

Não é um tapete voador, é apenas um tapete, mas eu adoro esticar-me nele.Fica junto à varanda, um dos meus locais favoritos na casa. E eu já fiz questão de deixar claro que gosto deste tapete.Pela manhã, quando lá bate o sol, é divinooooooooo...

quinta-feira, novembro 01, 2007

OS CÃES VISTOS PELOS ARTISTAS

A pintora Frida Khalo fez este auto-retrato e pintou um cãozinho minúsculo a seu lado.Não é engraçado?!!De que raça será ele? Parece que existem mais de quarenta raças de cães,são tantas que eu não as sei todas de cor!

A TESTAR A FORÇA DOS MEUS DENTES!


Verdade! Aquela cama era uma tentação e não tardou a ficar completamente roída em toda a volta! Era um bom exercício para os meus dentes que nasceram fortes e saudáveis! Olha o meu pequeno dono equipado para sair à rua...eu também fui, ao colo!